O pontapé inicial se deu por causa das aulas de história , pois estudávamos a extração do pau-brasil. E então a curiosidade dos alunos foi aguçada. Foi feita uma pesquisa sobre curiosidades indígenas e outra sobre a lenda O Dono da Luz -lenda indígena sobre a criação do dia e da noite.
Na sexta feira dia 13/04 os alunos apresentaram, para os demais alunos da escola. Deem uma olhada.
Índios no Brasil
Eles foram os primeiros habitantes do nosso país. Quando os portugueses chegaram aqui no Brasil , existiam aproximadamente 5 milhões de índios. Hoje são apenas 400 mil distribuídos por todo o país.
Em geral , a vida das crianças indígenas, os curumins, é bem diferente da nossa. Elas vivem perto da natureza, se divertem muito e tomar banho de rio é uma das diversões preferidas. Além disso brincam de peteca, pião, jogos com sementes, dobraduras e bonecas.
Assim como muitos povos, os índios inventavam histórias para explicar fenômenos da natureza, como a lenda O dono da Luz.
Conta a lenda, que no princípio era só treva. Mas um homem que tinha duas filhas, falou a filha mais velha:- Vá até onde se encontra o dono da luz.E a filha mais velha encontrou um veado no meio do caminho e foi até a casa dele.Mas o homem mandou a filha mais nova e disse:- Vá até onde se encontra o dono da luz .E a filha mais nova foi. E chegando lá o dono da luz lhe disse: - Eu já te esperava! Agora que você veio vai morar comigo. Meses depois a filha se lembrou que tinha que voltar para entregar a luz ao pai, então o jovem pegou a luz que estava num baú e disse:- Toma, esse baú é seu...Mas a filha levou o baú para o pai , e o pai tinha muita luz, e os índios iam até a casa dele para usar a luz.Então o homem pegou o baú com a luz e jogou tão forte para o céu que ficava dia e noite, dia e noite, e então ele deu ao sol uma tartaruga e disse:- Siga a tartaruga aonde ela for. Então o sol seguiu a tartaruga e por isso agora o sol anda devagar...Lenda recontada por uma aluna .
Nenhum comentário:
Postar um comentário